segunda-feira, 10 de julho de 2017

A importância do apoio de familiares e amigos

Hoje o post será de algo MUITO importante para qualquer um que sofra de uma doença estranha como a Esclerose.Múltipla,
Muitas vezes as pessoas não reparam, passa despercebido que a outra tem a doença, para muitos é algo excelente porque conseguem se passar por “pessoas normais” (como se isso existisse hahaha).
Se tem uma coisa que eu não faço, é esconder (claro q não saio berrando aos 4 ventos kkkkkk...), mas nunca escondi de ninguém, sejam eles amigos, futuros amigos ou parentes. Isso pra mim é um aspecto muito importante, é um modo de saber em quem eu realmente posso considerar ou não como amigo, pois minha condição com relação a saúde não diz quem eu sou como pessoa, é como julgar o livro pela capa.
Claro que é complicado (e MUITO) pessoas que não tem a doença compreender o quanto é difícil conviver com ela, com a fadiga por exemplo, é impossível uma pessoa imaginar quanta energia gastamos numa coisas simples, corriqueira como por exemplo tomar banho.
A questão é apenas compreender e levar em consideração o que é dito (isso porque NINGUÉM mais sente, a menos que também seja um portador da doença).
Tenho lido muitos posts em alguns grupos e vejo jovens tristes porque amigos ou familiares querem esconder o fato. Talvez achando que estão nos protegendo de comentários maldosos (como se isso fosse privilégio só das pessoas com limitações rssss…), MAS, essa atitude destrói a alegria e a segurança de qualquer um que esteja passando pelo problema, seja Esclerose Múltipla ou qualquer outra doença incapacitante, deixa o portador mais inseguro do que já se sente, afinal, se nem minha família e amigos me aceitam do jeito que me encontro, quem é que vai me aceitar??
Quando descobri a doença cheguei a me perguntar “Quem é que vai me aceitar desse jeito? Eu vou morrer é sozinha”. Hoje sei que isso é uma piada de muito mal gosto do meu cérebro.
Sempre tive e tenho todo o apoio de minha família e amigos, nunca tiveram vergonha de estarem comigo seja o lugar que for. Sei que minhas chances são muito boas (e me atrevo a dizer: até maiores que a de quem não tem problema nenhum), para poder ter uma vida plena dentro dos meus limites e também encontrar uma boa e excelente pessoa.
E é isso que desejo de coração para todos vocês. Se alguém está sofrendo com esse problema, converse com a pessoa, mostre o quanto você está sofrendo com essa atitude, mostre que você é capaz de muitas coisas. Se não resolver, não se deixe abater, siga em frente, tenho certeza que dentre amigos e familiares terá sempre alguém disposto a te ouvir e te ajudar, ninguém vive só, é só procurar, olhe ao redor….Força, Foco, Fé e Bora Viver.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um dia de Academia Funcional

A maioria das pessoas não fazem idéia do que é para um portador de esclerose múltipla e ainda cadeirante ir para a academia funcional. E...